VÍDEO: Forte chuva alaga avenida e causa deslizamentos de barranco em Manaus nesta sexta-feira
06/02/2026
(Foto: Reprodução) Forte chuva alaga avenida em Manaus
A chuva intensa que atinge Manaus nesta sexta-feira (6) causou pelo menos 11 ocorrências em diferentes zonas da cidade, segundo o Centro de Cooperação da Cidade (CCC). Não houve registro de vítimas ou pessoas feridas.
Vídeos obtidos pela Rede Amazônica mostram a Avenida Nathan Xavier, bairro Novo Aleixo, alagada durante a chuva. Nos registros, é possível ver a dificuldade de motoristas e até motociclistas para passarem pelo local. Assista ao vídeo acima.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A Zona Leste de Manaus foi a área mais afetada. Entre os atendimentos relacionados às chuvas na área estão:
um alagamento;
dois casos de bueiro aberto;
um desabamento de muro;
um deslizamento de barranco;
e três situações de risco de deslizamento.
Conforme a Defesa Civil do município, também foram registradas uma erosão na Zona Sul, uma rachadura em residência na Zona Norte e uma solicitação de vistoria na Zona Centro-Sul.
As chamadas foram feitas por meio do Disque 199, canal direto com a Defesa Civil, que funciona 24 horas na sede do CCC.
Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apontam que os maiores volumes de chuva registrados até o momento ocorreram nos bairros Cidade de Deus, com 68,55 milímetros, e Puraquequara, com 38,64 milímetros.
A Defesa Civil segue em monitoramento e mantém atendimento ininterrupto pelo Disque 199 para ocorrências e situações de risco causadas pelas chuvas na capital.
Transtornos durante a semana
As chuvas que atingiram a capital amazonense ao longo da semana também causaram transtornos. Na segunda-feira (5), militares do Corpo de Bombeiros resgataram sete pessoas que ficaram presas dentro de um micro-ônibus. O igarapé da região transbordou e invadiu a rua, deixando o veículo 'ilhado'. Os passageiros foram levados até uma área mais alta. Ninguém ficou ferido.
No sábado (31), parte do muro da Base Aérea da Vila Militar Ajuricaba cedeu e desabou. Segundo relatos da comunidade, a água desceu com intensidade pelo local e, no momento do rompimento do muro, invadiu ruas e residências próximas.
Forte chuva alaga avenida em Manaus.
Reprodução