Reconstrução da passarela que caiu na Torquato Tapajós será retomada, diz David Almeida em retorno da Câmara
09/02/2026
(Foto: Reprodução) Câmara Municipal de Manaus abre trabalhos de 2026 com discurso do prefeito David Almeida
Karla Melo/Rede Amazônica
O prefeito David Almeida (Avante) anunciou nesta segunda-feira (9) que a reconstrução da passarela Santos Dumont, na Avenida Torquato Tapajós, deve começar nos próximos dias. O comunicado ocorreu antes da abertura dos trabalhos legislativos de 2026 da A Câmara Municipal de Manaus (CMM). A cerimônia marcou o retorno do prefeito às atividades públicas após dez dias afastado pela morte do filho recém-nascido, ocorrida em 23 de janeiro.
A passarela desabou em 6 de julho de 2024, depois de ser atingida por uma carreta que transportava três maquinários pesados, em frente ao Conjunto Hileia.
David Almeida explicou que a obra será feita com recursos da prefeitura para evitar novos atrasos, enquanto aguarda o ressarcimento por parte dos responsáveis pelo acidente.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
"Ali foi um problema que a gente estava com a empresa que derrubou [a passarela] que precisava indenizar a seguradora, e isso demanda tempo. Então, decidimos fazer a obra com recursos da prefeitura para que, posteriormente, a empresa nos indenize", explicou.
O anúncio acontece depois de a prefeitura informar ao Ministério Público do Amazonas (MPAM), em resposta a um pedido feito no dia 20 de janeiro, que não poderia contratar uma empresa para a reconstrução naquele momento. À época, o diretor de engenharia da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Tabajara Júnior, afirmou que a obra não avançou devido ao encerramento da execução orçamentária, financeira e contábil de 2025.
Em nota, a prefeitura informou que ingressou com ação judicial para a recomposição ou indenização dos danos causados pela carreta envolvida no acidente. O processo tramita na 2ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Amazonas e aguarda novas deliberações após a apresentação das contestações.
O projeto técnico de reconstrução da passarela já está concluído e foi encaminhado à Seminf. Agora, aguarda liberação de recursos para o início das obras.
Mensagem no plenário
No discurso, David Almeida fez um balanço dos cinco anos de gestão e destacou avanços nas áreas de saúde, educação, mobilidade urbana e infraestrutura. Em sua fala, ele agradeceu à esposa, familiares, vereadores e ao senador Eduardo Braga, que acompanhou a abertura dos trabalhos legislativos.
O prefeito fez um balanço dos cinco anos de gestão e destacou avanços nas áreas de saúde, educação, mobilidade urbana e infraestrutura. Segundo ele, Manaus saiu de um dos piores índices de atenção básica do país para um dos melhores, de acordo com o Ministério da Saúde, e mais de 130 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram reformadas.
David Almeida voltou a falar da construção do primeiro hospital municipal de Manaus, com lançamento da pedra fundamental previsto para abril ou maio, no Parque Mosaico. O hospital será voltado para atendimentos de média e alta complexidade.
Na educação, o prefeito destacou reformas, ampliações e construções em mais de 190 escolas da rede municipal. Ele afirmou ainda que, em até dois meses, não haverá mais escolas de madeira na zona rural. Hoje, a rede atende cerca de 252 mil alunos.
Na infraestrutura, David afirmou que a prefeitura recapeou cerca de 3,5 mil ruas e recuperou aproximadamente sete mil vias, além de citar obras viárias em andamento e a entrega de conjuntos habitacionais em diferentes zonas da cidade.
No fim do discurso, o prefeito reconheceu que ainda há desafios em Manaus, mas disse que a gestão trabalha para superá-los.
"Tem problemas na cidade Manaus?! É obvio que tem, mas é mais fácil falar do que fazer, mas a cada problema, cada dificuldade nos estamos tentando superar", afirmou.