Comandante do CMA recebe o título de cidadão do Amazonas
01/08/2025
(Foto: Reprodução) General de Exército Costa e Neves
Lucas Macedo/g1 Amazonas
O general do Exército e comandante do Comando Militar da Amazônia (CMA), Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves , recebeu o título de cidadão amazonense nesta sexta-feira (1º). A sessão especial ocorreu na Assembleia Legislativa do Amazonas, localizada na Avenida Mário Ypiranga, bairro Flores, na Zona Centro-Sul de Manaus.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A homenagem busca reconhecer os relevantes serviços prestados à Amazônia ao longo de sua carreira. A iniciativa foi proposta pelo deputado estadual Adjunto Afonso e aceita por unanimidade pelos deputados da casa legislativa.
O general Costa e Neves destacou que ser agraciado com título é reforçar o sentimento de pertencimento ao estado que tem uma importância de grande dimensão na nação brasileira.
“Na Amazônia tive o privilégio de conviver com homens e mulheres que honram a todo o momento compromisso de dever proteger essa região unitária e estratégica para o exército brasileiro. E que também ajuda aos povos originários, as comunidades também as ações de proteção ao meio ambiente” relatou o general
LEIA TAMBÉM: Amazonas é o 4º estado com mais inscrições no alistamento militar feminino; saiba como fazer
Biografia
Pronúncia do comandante no plenário da casa
Lucas Macedo/g1 Amazonas
O general Costa Neves é natural da cidade de Olímpia, em São Paulo, incorporou às fileiras do Exército Brasileiro em 1979 e foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em 1985.
No exterior, realizou o curso Avançado de Infantaria no Fort Benning, nos Estados Unidos da América; o curso War College, nos Estados Unidos da América; o curso de Estado-Maior e Estado-Maior Conjunto, em Portugal; foi Observador Militar da Organização das Nações Unidas em Angola; e, Force Commandar da MONUSCO, na República Democrática do Congo.
Como oficial-general, exerceu as seguintes funções: Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Comandante da Academia Militar das Agulhas Negras; Diretor de Avaliação e Promoções; Force Commander da Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO); Subcomandante de Operações Terrestres; e Comandante Militar do Norte.
Público presente entrega do título
Lucas Macedo/g1 Amazonas