'Amazônia Que Eu Quero' realiza painel sobre Gestão Integrada de Resíduos em Manaus
29/04/2025
(Foto: Reprodução) Evento reuniu especialistas, representantes de órgãos públicos e empresas para debater soluções e desafios relacionados ao gerenciamento de resíduos sólidos na região amazônica. Amazônia Que Eu Quero: Painel sobre Gestão Integrada de Resíduos abre nova temporada do projeto em Manaus.
Leonardo Matheus/Fundação Rede Amazônica
Nesta terça-feira (29), a Fundação Rede Amazônica realizou o primeiro painel da nova temporada do projeto Amazônia Que Eu Quero. O evento teve como tema central a “Gestão Integrada de Resíduos” e reuniu especialistas, representantes de órgãos públicos e empresas para debater soluções e desafios relacionados ao gerenciamento de resíduos sólidos na região amazônica.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
"Estamos na terceira edição do projeto nesse formato e, a cada ano em que ele vem acontecendo, tem crescido muito e se encorpado cada vez mais. Acredito que a Fundação vem cumprindo com muita eficiência o seu papel de articular parcerias, e a ideia é que o projeto reúna todos esses atores sociais para pensar em soluções para a Amazônia", destacou Mariane Cavalcante, diretora executiva da Fundação Rede Amazônica.
Pela primeira vez, o evento ocorreu no Auditório do Centro de Bionegócios da Amazônia. O painel foi gravado e será disponibilizado gratuitamente ao público no g1 Amazonas e no Amazon Sat, com exibições nas seguintes datas:
30/04 – g1 Amazonas, a partir das 9h
01/05 – Amazon Sat, a partir das 13h
03/05 – Amazon Sat, a partir das 17h
04/05 – Amazon Sat, a partir das 17h30
06/05 – Amazon Sat, a partir das 11h30
“A transmissão do painel tem como objetivo ampliar o acesso à discussão, alcançando o público que não pôde estar presente fisicamente. Queremos garantir que mais pessoas possam se informar, refletir e se engajar nas questões relacionadas à gestão de resíduos na Amazônia”, explicou Anderson Mendes, gerente de conteúdos especiais da Fundação Rede Amazônica.
A mediação ficou por conta da jornalista Débora Holanda, que conduziu a discussão sobre temas como a destinação adequada de resíduos (lixões e aterros sanitários), o impacto sobre os recursos hídricos, o saneamento básico e a implementação de políticas públicas para o setor.
“Esse painel foi uma oportunidade única de reunir diferentes setores para pensar juntos em estratégias sustentáveis. A gestão de resíduos só será eficiente se for construída de forma colaborativa, com envolvimento de governos, empresas e sociedade civil”, ressaltou Débora Holanda, coordenadora do projeto Amazônia Que Eu Quero.
Este foi o segundo evento da nova temporada do projeto, marcando o início das atividades após a abertura oficial desta fase, que prevê painéis temáticos e a construção de políticas públicas nos estados onde o Grupo Rede Amazônica atua.
*Com informações de Leonardo Matheus, da Fundação Rede Amazônica